Workshop sobre CEEE para arquitetos

Hoje, dia 21 de Novembro de 2018, realizou se uma formaçao sobre o CEEE  para arquitectos, com o objetivo de capacitar as partes interessadas nos vários aspetos do CEEE com a intenção de criar um grupo de profissionais de projeto e supervisão/fiscalização que serão responsáveis por desenvolver as capacidades de implementação do CEEE no país.

 

No âmbito do projeto “ Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos”, Co financiado pelo GEF e PNUD, o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), com o apoio do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), desenvolveu em 2017 o Código de Eficiência Energética em Edifícios (CEEE) aplicável a novos edifícios comerciais, com o objetivo de melhorar o desempenho energético os edifícios não residenciais de Cabo Verde.

 

Este é o primeiro código de eficiência energética do país e estima-se que reduza o consumo de energia destes edifícios em 25% - 35%. O MICE agendou dar a conhecer o código em todos os municípios até o final de 2018 e ela é a entidade responsável pela adoção, implementação e aplicação do código. Uma vez conhecido, o CEEE será aplicado a todos os novos edifícios não residenciais com ligações em Baixa Tensão Especial (BTE) ou Média Tensão (MT). O CEEE abrange os requisitos mínimos de desempenho energético no projeto (projeto bioclimático), envolvente de edifícios, sistemas aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) e sistemas de iluminação e controle para obter a eficiência energética nos edifícios.

 

arq5.1

 

arq6.1

 

arqui2.1