5ª e 6ªreunião do comité técnico da componente equipamentos

No âmbito do Projeto Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos (PEEE), e tendo em conta os objetivos e metas traçados para o ano 2018 no setor dos Equipamentos, a Direção Nacional de Indústria, Comércio e Energia, através do PEEE,  realizou no passado dia 16  e 17 de Outubro pelas 09h00, nas instalações do CERMI ( Centro Energias Renováveis e Manutenção Industrial) com o objetivo de apresentar o Programa de Gestão da Procura (DSM) e Apresentação do Programa dos incentivos Fiscais e de Financiamento.

 

Este comité  é formado 11 representantes da varias entidades publicas, entre elas o DNA. ADECO, IGQPI, INE, DNICE, LUXDEV, CERMI, PNUD.

 

O projeto pretende alinhar com a estratégia delineada, no PNAEE, para o setor energético em Cabo Verde e ultrapassar as barreiras existentes, e demonstrar, através de projetos piloto nos edifícios públicos, as boas práticas e os ganhos conseguidos com a EE e assim sensibilizar e mobilizar as famílias e as empresas privadas a envolverem-se mais nesta trajetória de criação de um mercado energético eficaz.

 

De modo a reduzir o consumo e a fatura energética no setor residencial, a eficiência energética dos eletrodomésticos deverá ser controlada tanto na sua importação como na sua comercialização e uso, estando sujeita a regulamentação específica.

 

O projeto prevê como alternativas, para a promoção de eficiência energética nos equipamentos e eletrodomésticos, a definição de requisitos energéticos que os equipamentos devem responder. O desenvolvimento de padrões mínimos de desempenho energético MEPS e programa de rotulagem comparativa em eletrodomésticos específicos e selecionados com base em critérios de consumo energético e potencial de poupança dos equipamentos.

 

Para além de poupanças significativas de energia e de redução de emissão dos GEE, acarretadas pelas alternativas propostas no projeto, a eficiência energética tornará uma consideração prioritária nas decisões do consumidor quanto à compra de novos eletrodomésticos através do aumento de atividades de marketing e de sensibilização.

 

comite1

 

comite2

 

comite3