Apresentação da proposta do CEEE na Ilha do Sal

No âmbito do “Projeto de Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos (PEEE)” cofinanciado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério de Industria, Comercio e Energia desenvolveu em 2017 um Código de Eficiência Energética em Edifícios (CEEE) para novos edifícios comerciais com o objetivo de melhorar o desempenho energético desses edifícios. A Direção de Serviço de Energia (DSE), que é o responsável pela adoção, implementação e execução do CEEE, pretende dá-lo a conhecer a todos os municípios do país no corrente ano.

 

No passado dia 24 e 25 de Setembro, Direção Nacional de Energia, Indústria e Comércio em parceria com a INGT realizou um Workshop na Ilha do Sal, com o objetivo de fazer a apresentação da proposta do CEEE (Código de Eficiência Energética em Edifícios), no primeiro dia este era dirigido para arquitetos e engenheiros, no segundo dia foi direcionado para os municípios do Sal e Boavista.

 

O workshop foi dividido em duas sessões, na primeira o foco foi virado para o design bioclimático, a envolvente do edifício e os sistemas eletromecânicos do código, e a segunda esteve dedicada à apresentação do mecanismo de conformidade e de execução do código.

 

No primeiro dia houve um grande debate junto dos arquitetos e engenheiros, que trouxeram varias questões pertinentes relativas ao código, estas foram absorvidas pelo projeto para posteriormente serem analisadas.No segundo dia dos representantes das camaras colocaram questões sobre a validacao dos projeto, papel dos municipios e as suas necessidades.

 

 salceee2

 

sal.ceee1